Mulheres Migrantes Negras em Diáspora no Brasil – Oficinas em Juiz de Fora
O projeto “Mulheres Migrantes Negras em Diáspora no Brasil”, núcleo Juiz de Fora, realiza encontros semanais que valorizam as experiências pessoais e coletivas de mulheres negras migrantes, ressignificando sua ancestralidade, identidade e interseccionalidade.
Esses encontros se constituem como espaços de escuta, diálogo e fortalecimento de direitos, por meio de oficinas, rodas de conversa e outras práticas colaborativas.
O objetivo do projeto é revelar as opressões relacionadas ao gênero, classe social, raça/etnia, nacionalidade e status migratório das mulheres migrantes em diáspora no Brasil, considerando as interseccionalidades, com o intuito de contribuir para a criação de políticas públicas que assegurem os direitos humanos dessa população.
A luta é composta por vários aspectos: desde a desigualdade de gênero, que coloca essas mulheres em uma posição de vulnerabilidade, até a exclusão racial e étnica, que resulta da herança colonial que ainda persiste no nosso país. Elas se veem forçadas a lutar contra estereótipos, discriminação e barreiras estruturais que dificultam seu acesso a direitos básicos, como educação, saúde, emprego e segurança.
1° encontro …..
2° encontro …..
Publicações:
O Migrar
O desvelamento das dificuldades, opressões e incertezas do processo de migrar
Testemunhos
“Meu filho mais novo passou por um processo médico pelo qual eu fui afastada dos meus outros dois filhos. Longe e sem comunicação”
★★★★★
” Desde a chegada foi difícil, no sentido da língua foi complicado, passamos por várias adversidades”
★★★★★
“Sai da Venezuela com objetivos e focos claros, mas com medos e dúvidas. Sempre nas mãos de Deus, continuei junto a minha família chegando no Brasil em 2019”
★★★★★
” Esperança e força são palavras chave que sempre levo na minha mente”
“Na Venezuela, a gente toma banho de chuva para poder chorar, as pessoas assim não percebem que estamos chorando…”
Vivências da Dispora
As mulheres migrantes presentes na cidade de Juiz de Fora trazem momentos de compartilhamento e reflexão sobre suas vivências ao longo do seu trajeto até a cidade