Memória virtual: oficinas PVP do núcleo Acre


Seleção de bolsistas


Seleção

09 de setembro de 2024

O processo de seleção das Mulheres Migrantes Negras em Diáspora na Acre teve início em setembro e finalizou no dia dez de outubro de 2024. A etapa de seleção revelou desafios para a implementação do Projeto no estado. O estado por estar situado na região sudoeste da Amazônia brasileira, é considerado como parte da rota de entrada de imigrantes para a legalização da documentação, mas que não fixa os migrantes no estado por diversos fatores. A maioria dos migrantes entra para legalizar a documentação temporária e segue para outros estados, principalmente sudeste e sul do Brasil, onde apresenta mais oportunidade de emprego. A divulgação do processo seletivo, seguindo critérios acadêmicos, enfrentou barreiras na divulgação e comunicação com as mulheres migrantes. Principalmente por estas terem limitações de acesso à internet, não conhecer os processos institucionais do Brasil, não ter um dispositivo móvel exclusivo, muitas vezes um aparelho era compartilhado com várias pessoas. As estratégias de divulgação foram visitas as casas abrigo e de passagem, contato com profissionais da assistência social do município e do estado que atuavam diretamente com migrantes, educadores da rede municipal de educação que tinham contato com os filhos de migrantes matriculados. Os prazos fixados no início do processo foram alterados para possibilitar o contato e a seleção. Apesar da mudança na abordagem das mulheres migrantes, somente foi possível selecionar cinco mulheres migrantes, sendo duas venezuelanas, uma cubana, uma colombiana e uma peruana.

Percorrendo o mundo


Etapa 1

25 de novembro de 2024

Nesta etapa tivemos como foco conhecer a história de cada uma das mulheres migrantes participantes do projeto através traçados os trajetos em uma mapa, onde cada uma das participantes e compartilha brevemente suas origens e trajetos (Hoefel; Severo; Washington, 2024, p.16). Como recurso de fixação dos trajetos, utilizamos alfinetes e barbantes coloridos. O objetivo da atividade, era “a reflexão acerca das aproximações entre origens, trajetos, memórias e significações através da imagem e das narrativas” (idem, 2024, p.16) apresentadas pelas mulheres migrantes, assim começamos a entender suas experiências, motivações e contextos que as levaram a vir para o Brasil.

Mostrar sua foto e escolher uma foto


Etapas 2 e 3

02 de dezembro de 2024

Nesta oficina foi dada a sequência das Etapas 2 “Mostrar sua foto e Etapa 3 “Escolher uma foto”, onde as bolsistas trouxeram para o encontro, imagens que remetia ou representava para elas momentos de opressão, vulnerabilidade que elas ou outras mulheres migrantes passaram ou passam ao virem para o Brasil (Hoefel; Severo; Washington, 2024, p.18).
A escolha das imagens foi solicitada alguns dias antes do encontro para possibilitar que elas escolhessem de acordo com seu tempo e forma que a imagem escolhida tivesse um significado para si. No dia do encontro, cada uma das participantes falaram sobre o significado, sentimentos e o que cada imagem escolhida representavam para si e o que elas tinha em relação com suas experiências como mulheres que migraram para o Brasil.

Criação de imagens


Etapa 4

09 de dezembro de 2024

Neste encontro, foi realizada a produção individual de imagens a partir das fotos disponibilizadas pelas cursistas no encontro anterior. As imagens produzidas pelas participantes, tinha como objetivo despertar a sensibilidade das bolsistas através das diversas expressões artísticas sobre a temática de mulheres migrantes e suas experiências e vivências.
A primeira etapa da oficina consistiu em disponibilizar as imagens escolhidas e apresentadas pelas participantes do encontro anterior para “(…) se expressem com os materiais disponíveis, narrativas, significações e o contexto evocado pela imagem” (Hoefel; Severo; Washington, 2024, p.19). Após observarem suas imagens, cada uma das bolsistas presente recorreram aos materiais disponíveis para criação de suas imagens. Foi disponibilizado para produção das imagens os seguintes materiais: Papel cartolina, EVA, papel crepom, tinta guache, lápis, borrachas, canetas coloridas, canetas esferográficas, papel A4, sementes, tesoura sem ponta.

Partilha do sensível


Etapa 5

02 de dezembro de 2024

O encontro foi realizado em duas etapas, primeira etapa “Partilha do Sensível” consistiu em organizar as imagens criadas pelas bolsistas juntamente com as fotografias escolhidas em outras etapas do projeto em um varal para que as bolsistas falassem a relação das imagens com suas histórias. A coordenadora Valéria Rodrigues com auxílio das bolsistas extensionistas Ana Paula, Leilane Queiroz, foi organizado as imagens sobre a afirmativa de cada uma das bolsistas. Após todos os cartazes e imagens penduradas a coordenadora Valéria Rodrigues solicitou para as bolsistas explicasse o que cada imagem criada representavam para si ou motivos de terem escolhido criar a imagem. A ordem de apresentação foi de acordo com a disposição das bolsistas em falar de suas imagens.

Na trilha dos direitos:
Cartas Negras, um exercício de escrevivência


Etapa 6

13 de janeiro de 2025

No encontro, foi realizada a atividade Nas trilhas dos direitos: cartas negras em exercício de escrevivência, inspirada na obra “Insubmissas Lágrimas de Mulheres”, da escritora Conceição Evaristo. Após a apresentação da autora e do livro foram distribuídas cartas/capítulos com trechos e histórias inspiradas em vivências de mulheres negras protagonistas da obra. As participantes escolheram as cartas da obra de acordo com seu gosto pessoal e sentimentos sobre a história, após a escolha as participantes deveriam: Escolher uma carta, depois ler a carta para o grupo (ou ter a leitura feita por uma das mediadoras, caso preferissem) e para finalizar escrever uma carta resposta, dirigida à personagem ou à autora do relato, refletindo sobre sua própria experiência de vida e de migração. Esta etapa foi dividida em dois encontros.

Na trilha dos direitos:
mulheres negras em cena


Etapa 7

27 de janeiro de 2025

No encontro demos inicio a Etapa 7 “Na Trilha dos Direitos: mulheres em cena”, cuja a atividade consistia em criar roteiros a partir de imagens de filmes com temática de mulheres migrantes e seus desafios. A escolha das imagens dos filmes para criação dos roteiros ficou a critério da escolha da bolsistas e criatividade.

Na trilha dos direitos humanos:
escrita da carta de direitos


Etapa 8 – 1° encontro

10 de fevereiro de 2025

Nesta etapa foi realizada uma reflexão crítica sobre os direitos das mulheres migrantes, tivemos a apresentação e leitura da Declaração dos Direitos Humanos e discussão sobre as palavras chaves escolhidas pelas bolsistas para inicio da elaboração da Carta de Direito das mulheres negras migrantes.
Etapa 8 – 2° encontro

17 de fevereiro de 2025

No encontro realizado no dia 17 de fevereiro de 2025, tivemos o segundo encontro da etapa 08 “Na trilha dos direitos humanos: escrita da carta de Direito das mulheres migrantes negras em diásporas no Brasil”, onde discutimos o desenvolvimento e conclusão dos artigos dos direitos das mulheres negras migrantes com as bolsistas do núcleo “Amazônidas Negras em Diásporas: Vozes do Acre.

Propor Ações


Etapa 9 – 1° encontro

24 de fevereiro de 2025

No encontro tivemos a discussão dos artigos construídos pelas bolsistas e estruturação do plano de ações voltado a população e as mulheres negras migrantes.
Etapa 9 – 2° encontro

24 de março de 2025

Neste encontro, demos inicio a construção do plano de ações voltados a população e as mulheres negras migrantes.
Etapa 9 – 3° encontro

31 de março de 2025

Neste encontro foi ajustando os demais planos de ações e inserido outros ações sugeridas pelas bolsistas para o plano de ações voltada as mulheres negras migrantes no Brasil.